Pular para o conteúdo principal

Folhagens do ar puro...

Em 1989, a Nasa fez um estudo para determinar quais plantas seriam as mais indicadas para cumprir essa missão de purificar o ar em um ambiente fechado. A pesquisa levou em consideração vários poluentes, além das características das plantas e da facilidade de se obtê-las. Os poluentes mais comuns e que as plantas se encarregam de filtrar são: benzeno, xileno, amoníaco, tricloroetileno e formaleído.
A BBC Mundo entrou em contato o autor do estudo, Bill Wolverton, que hoje dirige a ONG Wolverton Environmental Services, para ver se as recomendações da época continuam valendo. Ele resumiu a lista e recomendou as cinco melhores plantas para limpar o ar de um casa. E também sugeriu “ter variedade, já que algumas são melhores que outras para eliminar substâncias químicas específicas do ar”.
 Essa é a seleção feita por Wolverton:

Jibóia (Epipremnum aureum)


Um planta folhosa bem popular e fácil de ser obtida. É muito resistente e não requer grandes cuidados. Por isso é bastante utilizada em escritórios, comércio e outros locais públicos. Se adapta facilmente a temperaturas entre 17ºC e 30ºC, e só é preciso regá-la quando a terra estiver seca. É eficaz na absorção de formaleído, xileno e benzeno.

Lírio da paz (Spathiphyllum)



É uma planta que sobrevive com pouca luz e pouca água. Ela cresce em temperaturas superiores a 18ºC e é bastante longeva. Se recomenda que ela seja mantida longe de correntes de ar. Ela absorve os cinco contaminantes de ar analisados pela Nasa.

Palmeira-dama (Raphis excels)



Também conhecida como palmeira-ráfis, ela é originária da Ásia e pode chegar a até 3 metros de altura. Seu cultivo é melhor em áreas com temperaturas medianas e sem luz direta. De acordo com a agência especial Americana, ela se encarrega de eliminar do ar o formaleído, xileno e amoníaco.

Espada-de-São-Jorge (Sansevieria trifasciata)



De origem africana, é bastante utilizada na decoração de interiores, até por ter a vantage de sobreviver bem em condições desfavoráveis. Pode aguentar temperaturas bem altas (até 40ºC) e bem baixas (-5ºC), se esses extremos ocorrerem de maneira esporádica. É boa para eliminar benzeno, xileno, formaleído e também o toluene e o tricloroetileno.

Árvore-da-borracha (Ficus elastica)



É muito resistente e, como tem um alto índice de transpiração, ajuda a manter a umidade do ar. Em poucos anos, ela pode crescer muito rápido. É eficiente na eliminação do benzeno, xileno e toluene e também age contra o formaleído e o tricloroetileno.

(fonte: http://www.bbc.com/portuguese)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração temática #1: Estilo indiano na decoração

Decoração de cores e padrões fortes, cria um clima super alegre e festivo. Parece impossível não ficar encantado com a cultura, costumes e a fé deste povo. Se você é uma das que adora este clima e está louca para incorporá-lo na decoração da sua casa, confira nossas dicas e inspirações!

15 inspirações para o seu quarto dos sonhos!

O quarto de casal pequeno pode parecer difícil de se decorar, mas acredite, não é! Somente uma palavra não pode ser esquecida: aconchego. Selecionei algumas imagens de quartos de casal que representam muito bem essa palavra. Todos são simples e tem soluções excelentes para os espaços reduzidos.

DIY: Bastidores na decoração

Definição de bastidor pelo dicionário
S.M. Aparelho de bordar, composto de caixilho de pau com tiras de lona  que sustentam e retesam o estojo para bordar.
Definição de bastidor pelo AmbientesPequenos
S.M. Aparelho de bordar que pode ser revestido com tecidos ou papel e que podem: decorar sua parede substituindo a função de quadros ou porta-retratos, criar um móbile, enfeitar seu casamento ou quadro de recados. 

Acho que a nossa definição ficou bem mais interessante, não acham!? Como os bastidores são muito úteis, seja pra bordar ou para decorar sua casa, nada mais justo do que te ensinar (na verdade quem ensina é bigtudoartesanato) a criar painéis lindos. É tão fácil, mas tão fácil que vc vai cair pra trás e tenho certeza que vai correr pro armarinho mais próximo pra poder criar o seu. Além de ser barato, claro!