Pular para o conteúdo principal

10 dicas de como escolher móveis para ambientes pequenos

Os designers Jader Almeida, Marcus Ferreira e Fernando Jaeger dão dicas sobre como escolher os móveis ideais para pequenos espaços
Prefira as peças que misturem poucos materiais
  1. Móveis retos funcionam melhor. “Possibilitam encaixes nos ambientes. Prefira-os”, diz Jader Almeida.
  2. Peças suspensas são sempre bem-vindas: elas privilegiam a circulação.
  3. A melhor maneira de visualizar um móvel no ambiente é simular seu tamanho real. No chão, demarque as medidas com jornal. Observe se sobra área para os outros móveis.
  4. Escolha elementos que possam mudar de lugar. O banquinho que está na cozinha deve servir para a sala, para a área de serviço etc.
  5. Pense na decoração alinhada ao seu dia a dia, e não às ocasiões especiais. “Não faz sentido uma mesa enorme, que ocupe metade da sala, para um lugar onde vivem duas pessoas. Quando o número de convidados for grande, improvise”, afirma Marcus Ferreira.
  6. Em busca de leveza visual, prefira as peças que misturem poucos materiais. “Se o ambiente é pequeno, o ideal é que os móveis nem sequer sejam notados”, diz Jader Almeida.
  7. Não compre tudo ao mesmo tempo. O ideal é partir do móvel maior. Os demais vêm depois, se sobrar espaço.
  8. Peças dobráveis e empilháveis são as grandes aliadas das metragens reduzidas. Dê preferência a elas, desde que o conforto e a estabilidade sejam preservados. “Não adianta ter uma mesa dobrável que chacoalha durante o uso”, explica Fernando Jaeger.
  9. Tenha poucos móveis. Não cabem o sofá nem as poltronas? Fique apenas com o sofá – um que você ame.
  10. Opte pela ocupação horizontal, e não vertical. Quanto menos preenchida estiver a parede, mais respiro tem a decoração.
Fonte: revistacasaejardim.globo.com

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Inspiração temática #1: Estilo indiano na decoração

Decoração de cores e padrões fortes, cria um clima super alegre e festivo. Parece impossível não ficar encantado com a cultura, costumes e a fé deste povo. Se você é uma das que adora este clima e está louca para incorporá-lo na decoração da sua casa, confira nossas dicas e inspirações!

15 inspirações para o seu quarto dos sonhos!

O quarto de casal pequeno pode parecer difícil de se decorar, mas acredite, não é! Somente uma palavra não pode ser esquecida: aconchego. Selecionei algumas imagens de quartos de casal que representam muito bem essa palavra. Todos são simples e tem soluções excelentes para os espaços reduzidos.

DIY: Bastidores na decoração

Definição de bastidor pelo dicionário
S.M. Aparelho de bordar, composto de caixilho de pau com tiras de lona  que sustentam e retesam o estojo para bordar.
Definição de bastidor pelo AmbientesPequenos
S.M. Aparelho de bordar que pode ser revestido com tecidos ou papel e que podem: decorar sua parede substituindo a função de quadros ou porta-retratos, criar um móbile, enfeitar seu casamento ou quadro de recados. 

Acho que a nossa definição ficou bem mais interessante, não acham!? Como os bastidores são muito úteis, seja pra bordar ou para decorar sua casa, nada mais justo do que te ensinar (na verdade quem ensina é bigtudoartesanato) a criar painéis lindos. É tão fácil, mas tão fácil que vc vai cair pra trás e tenho certeza que vai correr pro armarinho mais próximo pra poder criar o seu. Além de ser barato, claro!